Coronavírus: saiba como funcionarão os serviços municipais em Santos

Santos não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Mesmo assim, preventivamente, a Prefeitura, ao lado dos demais municípios da Baixada Santista, adotou uma série de medidas para evitar a propagação do vírus. Inicialmente, alguns serviços e equipamentos estarão suspensos por tempo indeterminado a partir desta

-feira (17). Confira os detalhes (que também estarão especificados no Diário Oficial)

SAÚDE.

Todas as unidades de saúde permanecerão abertas. Não há previsão de escalonamento das equipes de assistência.

Policlínicas - suspenso por tempo indeterminado as atividades em grupo do Movimente-se com a Música e a Dança

Ambesp - suspensa por tempo indeterminado as reuniões semanais do grupo ‘Quem Cuida de quem Cuida?’, realizado às quintas-feiras.


TRANSPORTE E TRÂNSITO.

A frota do transporte coletivo convencional terá os equipamentos de ar condicionado desligados e as janelas serão destravadas e abertas- frota é composta por 293 veículos, sendo que 32 deles foram retirados de circulação por não terem opção de abertura de janelas. Não haverá reposição destes retirados de circulação, porém isso não tem afetado a oferta de serviço, que é dimensionada de acordo com a demanda, reduzida significativamente desde esta terça-feira (16). Não há veículos fixos por linha.

As vans de autolotação seguirão mesma recomendação.

Todos os veículos terão sua higienização interna intensificada. Suspenso o curso para motoristas profissionais, que seria na próxima semana (será remarcado oportunamente).


SEGURANÇA.

Atividades serão realizadas normalmente pelas equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.


EDUCAÇÃO.

As aulas na rede municipal de ensino e entidades subvencionadas serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23). A orientação, porém, é que, se puderem, as famílias evitem de enviar as crianças para a escola já nesta semana. Núcleos do Escola Total também serão fechados a partir do dia 23.


LIMPEZA E MANUTENÇÃO URBANA.

Serão mantidos a coleta de lixo, cata treco, Coleta Seletiva e serviços de zeladoria (limpeza das praias, poda de árvores, varrição de rua e limpeza de galerias pluviais, entre outros).


CEMITÉRIOS.

Os três equipamentos, Areia Branca, Paquetá e Filosofia (Saboó), mantém o funcionamento inalterado. Abertos para visitação das 7h às 17h e os serviços ligados a sepultamentos seguem normalmente.

Informações podem ser obtidas no  setor administrativo dos equipamentos, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h:

Areia Branca – 3203 2906 / 3299 2435-  Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº, Areia Branca. Cemitério da Filosofia – 3296 1510/ 3296 3447 - Praça Rui Lugo Viña s/nº, Saboó Cemitério do Paquetá – 3232 1350/ 3223 8677 – R. Dr. Cóchrane s/nº, Paquetá.



DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Mantidos:

- Bom Prato Morros, Zona Noroeste, Dique e Mercado

- Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF, nos casos considerados prioritários, de acordo com análise técnica

- Equipes de cadastramento vinculadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para desenvolver serviços exclusivamente voltados às atualizações de informações relativas ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO, para as famílias que estejam com prazo de até três meses anteriores à data de atualização do cadastro e para aquelas que estejam em situação de averiguação, recebendo o benefício

– Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e aos Indivíduos – PAEFI, nos casos considerados prioritários, de acordo com análise técnica

– Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

– Núcleo de Atendimento Integrado (NAI)

– Serviço Especializado em Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e Trabalho Infantil

– Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (SESP-IDOSO)

– Serviços de Acolhimento Institucional

– Serviços de Proteção em Situações de Calamidade Pública e de Emergência

- Centro de Referência Especializado de Assistência Social da População em Situação de Rua (CENTRO POP): da equipe de cadastramento e atualização - Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO, para os indivíduos que estejam com prazo de até três meses anteriores à data de atualização do cadastro e para aqueles que estejam em situação de averiguação, recebendo o benefício e oferta de higiene pessoal e de lanches – - Serviço Especializado em Abordagem Social para Pessoas em Situação de Rua (SESP-PSR), para os casos considerados prioritários, de acordo com análise técnica

– Procedimentos administrativos necessários às renovações de termos vigentes de programas de transferência de renda (PNF), de Guarda Subsidiada Provisória, Novo Rumo, Família Acolhedora e Valorização do Jovem (PVJ) –- Procedimentos relativos à concessão de benefícios eventuais às famílias em acompanhamento nos serviços da proteção social básica

- Serviços referentes à produção e à distribuição de alimentação realizados pela Seção de Nutrição – SENUTRI



Suspensos:

- Atividades que demandem por atendimento grupal, visitas domiciliares, busca ativa, assembleias, reuniões de rede, participação em grupos gestores e atendimentos ao público não considerados prioritários, de acordo com critérios técnicos

- Atendimento nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças, adolescentes, jovens e idosos; nos Centros de Convivência para Idosos – Isabel Garcia, Vida Nova, Caneleira e Vila Criativa Sênior;  e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Casa Dia Mãezinha Joana)

- Atividades do Programa Vovô Sabe Tudo nas Secretarias de Educação, Turismo, Meio Ambiente, Gestão e Desenvolvimento Social

- Oficinas de inclusão produtiva, cursos de qualificação profissional, capacitação e treinamento desenvolvidos pela Coordenadoria de Equipamentos e Desenvolvimento Social – CODESO

– Atividades do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania que envolvam programações e eventos comemorativos, atendimentos ao público, participação em reuniões e assembleias de modo geral

- Programação alusiva ao Mês da Mulher, prevista para acontecer até o fim de março em vários locais da Cidade (mantidas apenas as inscrições para a capacitação sobre a importância da participação da mulher na política, que seguem até 2 de abril pelo e-mail coordenadoriadamulher@santos.sp.gov.br (informar nome completo, telefone e e-mail).



PRAIA ACESSÍVEL.

Supenso por tempo indeterminado


FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE.

Todas as Atividades e cursos suspensas.


GESTÃO.

Mantido o atendimento presencial no Posto da Prefeitura no Poupatempo.


CENTRO PÚBLICO DE EMPREGO.

Atenderá terças e quartas-feiras, apenas para a realização de entrevistas previamente agendadas.


MEIO AMBIENTE.

Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes não abrirão

Serviços de castração animal e fiscalizações dentro de residências e estabelecimentos comerciais estão suspensos

Atendimentos de emergência na Coordenadoria de Defesa da Vida Animal estão mantidos

Feiras de orgânicos suspensas por tempo indeterminado



VILAS CRIATIVAS.

Não abrem as Vilas Criativas da Zona Noroeste, Mercado e Vila Nova (a Vila Criativa da Vila Progresso segue como abrigo das famílias atingidas pelas fortes chuvas do início do mês).


ESPORTE.

Suspensas todas as atividades e práticas esportivas realizadas pela Semes.

Centros esportivos continuarão abertos.


TURISMO.

Estão suspensas as autorizações fornecidas para ingresso de vans e de ônibus de turismo em Santos. As autorizações são emitidas via Sistur (Sistema Informatizado de Gerenciamento do Turismo) e têm por objetivo ordenar a circulação desses veículos na área urbana, de acordo com as normativas municipais.

Estarão fechados ao público, a partir desta terça (17),  o Estação Bistrô Restaurante-escola, Museu Pelé e Postos de Informações Turísticas (PITs), assim como suspensa a circulação da Linha Turística do Bonde e das linhas Conheça Santos. Está suspensa também a visita cultural às igrejas, que conta com monitoria de idosos do Programa Vovô Sabe-Tudo.

A Feira Centro com Arte, que funciona na Praça Mauá (sextas) e no alpendre da Estação do Valongo (sábados, domingos e feriados) não será montada até segunda ordem.



CULTURA.

Suspensos os cursos e oficinas ministrados pela Secretaria de Cultura de Santos, incluindo as aulas do Fábrica Cultural, Escola Livre de Dança, Escola de Bailado Municipal de Santos e Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, além de oficinas culturais promovidas por parceiros ou que receberam incentivo do Facult – Fundo de Assistência à Cultura. A mesma medida vale para ensaios dos corpos estáveis e grupos que utilizam os equipamentos da Secult.

Fechados os equipamentos culturais, incluindo teatros, galerias, cinemas, bibliotecas, centros culturais, museus, gibiteca, hemeroteca, entre outros.

Cancelados todos os eventos realizados e/ou apoiados pela Secult por tempo indeterminado, incluindo programação na Concha Acústica, Baile na Praia, Chorinho no Aquário, Jardim das Artes, Feira de Antiguidades, Hora da Cultura no Shopping Balneário, Arte no Parque, Cine Letras e Leia Santos, entre outros.


MERCADO MUNICIPAL.

Funciona normalmente das 7h às 17h.


MERCADO DE PEIXE.

Abre normalmente das 7h às 18h


FEIRAS LIVRES.

Montadas normalmente aos sábados, domingos e quartas.


FEIRARTE.

Montada normalmente, das 14h às 22h, aos sábados e domingos, no calçadão da praia, em frente a Avenida Conselheiro Nébias


OUVIDORIA.

Suspenso o atendimento presencial no Paço Municipal. Ocorrências devem ser registradas pelo telefone 162 ou na internet.


COHAB.

Atendimento normal.


DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO USO e OCUPAÇÃO DO SOLO E SEGURANÇA DE EDIFICAÇÕES (DECONTE).

Atendimento presencial suspenso por prazo indeterminado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3201-5252


Fonte de Pesquisa: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/coronavirus-saiba-como-funcionarao-os-servicos-municipais-em-santos.


SC Consultoria Empresarial e Ambiental Ltda

www.scconsultoriaambiental.com.br;

Telefone: (013) 3327-1973/97406-8169

E-mail: ambiental@scconsultoriaambiental.com.br.


4 visualizações

FALE CONOSCO!

ambiental@scconsultoriaambiental.com.br

Telefone: (13) 3327-1973 / (13) 97406-8169

Siterelampago.com
  • linkedin-Branco
  • Instagram SC Consultoria
  • Facebook SC Consultoria
  • twitter-Branco